Foi noticiado e estamos repassando para vocês o adiamento da etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding que estava prevista para ocorrer nos dias 22, 23 e 24 de abril, em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. A etapa foi adiada e ainda não há previsão de nova data para a realização do evento, resta, portanto, aguardar à confirmação da CBRASB.
BEM VINDOS
BUSCA RÁPIDA
quinta-feira, 31 de março de 2011
ADIADA ETAPA PERNAMBUCANA DO CIRCUITO BRASILEIRO
Foi noticiado e estamos repassando para vocês o adiamento da etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding que estava prevista para ocorrer nos dias 22, 23 e 24 de abril, em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. A etapa foi adiada e ainda não há previsão de nova data para a realização do evento, resta, portanto, aguardar à confirmação da CBRASB.
quarta-feira, 30 de março de 2011
POR QUE PATROCINAR UM ATLETA VALE A PENA?
Para entender por que patrocinar um atleta é importante e vale a pena, dispensa falar-se do poder transformador de indivíduos que tem o esporte, pois é fato que o esporte é capaz de transformar vidas, moldando não somente atletas, mas cidadãos conscientes e de bom caráter.
Outro aspecto importante é a função social, palavrinha que vem norteando todas as políticas públicas e atividades humanas em sociedade – tem a função social da propriedade, a função social do contrato e etc. -, está terminologia possui tanto poder no Estado Democrático de Direito que pode limitar direitos individuais sempre e quando demandarem as pretensões da coletividade.
O patrocínio possui papel fundamental na carreira do atleta, tendo em vista que o esporte não é barato. Os equipamentos, e tudo que o atleta precisa, dificilmente se adquire por menos de mil reais e periodicamente deve ser substituído; logo, há de se convir que não está ao alcance de todos, e aí entram ainda os recursos para disputar os campeonatos ou mesmo fazer viagens para adquirir “know how”.
A contrapartida do patrocínio é a divulgação que o atleta executa, que é bem considerável tendo em vista a vasta quantidade de atletas da modalidade (mais os familiares destes), sem contar às pessoas que sequer tem ligação com o esporte, mas que veem os atletas passando diariamente nas ruas, andando, de ônibus, carro, sempre utilizando camisas, bonés, adesivos e etc., divulgando a marca. Vale ressaltar, que a medida da divulgação será proporcional ao investimento, ou seja, maiores investimentos possibilitam o atleta disputar campeonatos de grande porte e por consequência a divulgação também será maior em razão da repercussão do evento e da mídia que atua especialmente nestes eventos (Ex: Circuito Brasileiro, Circuito Mundial, etc.). Nos campeonatos menores (Ex: Circuitos Estaduais e Regionais), o investimento no atleta é menor, a divulgação é executada da mesma forma, mas a repercussão é relativamente menor em comparação aos grandes eventos.
Existe ainda as redes sociais (febre do momento) onde pode-se colocar banners, fotos, frases, anúncios, promoções e etc., além das mídias especializadas, a exemplo os sites que veiculam matérias, transmitem ao vivo os campeonatos, publicam fotos, vídeos, entre outras coisas; para usuários de qualquer parte do mundo, informações estas que ficam ao livre acesso de todos por tempo indeterminado.
Se fizermos um paralelo entre o investimento-retorno (custo-benefício) que se tem com um atleta e a exposição de um outdoor, a aparição de alguns segundos no canal principal ou um banner em um site, por exemplo; perceberemos que o investimento é considerávelmente inferior e que se pode atingir um público igual ou maior.
Outro benefício para quem patrocina é a possibilidade de declarar o referido patrocínio no imposto de renda, apontando o atleta como seu dependente e discriminando as despesas tidas com o atleta (notas fiscais e recibos), e assim, obter abatimento, equivalente ao que foi gasto, na hora de pagar seu imposto de renda, recebendo de volta tudo o que foi investido no atleta e mais um pouco, a publicidade (retorno que não é dinheiro físico, mas possui natureza pecuniária).
Finalmente, podemos elencar os benefícios de patrocinar um atleta:
1)Grande divulgação a custo consideravelmente inferior;
2)Abatimento no imposto de renda;
3)Estimulo a inclusão social e a cidadania através do esporte;
4)Viabilizar a estrutura necessária ao atleta para o exercício de sua atividade com profissionalismo;
5)Incentivar a prática esportiva.
Para encerrar, fica a dica especialmente direcionada a você micro, pequeno ou grande empresário, patrocinar vale sim a pena, o muito ou o pouco que você puder contribuir será de grande valia. O investimento é pequeno em relação aos efeitos decorrentes desta atitude, portanto invista em algum talento da sua região, estabeleça com ele os objetivos esperados e com certeza ambos vão obter bons frutos dessa parceria. O esporte agradece, os atletas e a sociedade civil também.
domingo, 27 de março de 2011
BOLETIM DAS ONDAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Atenção Bodyboarders de plantão! Após analisar as previsões de onda para os próximos dias vi que deve render um bom surf nos dias que vem por ai, uma excelente notícia para nós que tivemos que enfrentar alguns dias de flat em nossas praias, e, por essa razão, estou divulgando que é para ninguém ficar de fora da "brincadeira".
O mar deve apresentar as primeiras alterações trazidas pelo swell a partir do dia 29/03 (terça) e 30/03 (quarta), com período alto, ondulação razoável e possibilidade de terral pela manhã.
Já no sábado e domingo, dias 02/04 e 03/04, o swell deve ganhar mais consistência, o período também irá aumentar, e a previsão é de vento terral pela manhã.
É apenas checar a maré e escolher o pico da sua preferência para o surf dos dias mencionados acima.
Maiores detalhes desse e de outros sweis vocês poderão acompanhar em:
http://www.surfguru.com.br/previsao/al/sul/
http://waves.terra.com.br/surf/ondas/condicao/alagoas/8
Essa foi mais uma dica utilitária para quem pega onda e está em sintonia conosco.
sábado, 26 de março de 2011
BODYBOARDING NA MÍDIA TELEVISIVA ALAGOANA
Parece bobagem, mas não poderia deixar de explicitar um fato que me causou bastante entusiasmo quando liguei a televisão hoje, por volta do meio dia, tive a satisfação de poder assistir o programa Esporte Campeão (no Canal 11) veículando matéria sobre a Triagem 360 Graus de Verão 2011, campeonato realizado na Praia de Jacarecica, no dia 20 de março.
Me surpreendeu (positivamente) que um evento de pequeno porte, como foi a triagem, tenha conseguido atingir a mídia televisiva em um dos principais canais locais, obtendo, assim, uma repercução muito significativa para o nosso esporte dentro da esfera estadual. E isso demonstra que, felizmente, nosso esporte vem ganhando espaço e notoriedade junto a mídia televisiva alagoana, que parecia resistir ou mesmo privilegiar outras modalidades, a exemplo o futebol. Esse avanço é muito merecido, tendo em vista o grande potencial que possui a modalidade esportiva, o Bodyboarding, há muitos anos em Alagoas.
Agradeço imensamente ao programa Esporte Campeão, e também ao programa Mosaíco que, atualmente, vem sendo o principal canal a abrir as portas para a divulgação dos nossos atletas e o desenvolvimento do Bodyboarding alagoano.
Espero (e acredito) que outros programas e/ou canais se inspirem neste exemplo e nos cedam espaço com maior frequência, penso que será benéfico para ambas as partes, pois pode-se dizer sem medo de errar que o Bodyboarding é um dos principais esportes praticados em Alagoas, com inúmeros praticantes, de free surfers por hobby a competidores, e isso pode ser constatado todos os dias nas praias alagoanas.
A mídia desempenha papel importante, levando informação para grandes massas, mostrando aquilo que as pessoas querem ver, e as vezes até mesmo o que não querem. Com certeza existem muitos expectadores aguardando ansiosamente a veiculação de matérias e reportagens sobre o Bodyboarding em nosso Estado com mais regularidade, o retorno é significativo para ambos os lados, pois a grande quantidade de atletas e os familiaries destes passarão a ser seus expectadores (aumentando o ibope), e, por sua vez, alavancando o esporte.
Com a mídia em compasso com o esporte ganha o atleta, os patrocinadores e o Bodyboarding; o atleta receberá mais incentivo de seus patrocinadores que estarão satisfeitos com o retorno alcançado que é a publicidade (divulgação), e isso estimula mais patrocinadores para mais atletas e assim o esporte se mantém em evolução e renovação.
Como atleta, amante e incentivador do esporte fico muito satisfeito de ver que estamos progredindo, é fato que ainda há muito o que se fazer, mas estamos no caminho certo.
Fica o nosso convite as mídias em geral, especialmente a televisiva, para que compareça nos eventos de Bodyboard sempre que possível.
ETAPAS DO MUNDIAL NO BRASIL EM 2011
Segue o cronograma:
Búzios Bodyboarding Festival, entre os dias 31 de maio e 04 de junho, em Búzios, RJ
ISA Bodyboarding Games, dias 07 a 11 de junho, em Búzios, RJ
Campos Bodyboarding Pro, dias 07 a 11 de setembro, em Campos, RJ
* podendo haver alterações, informadas em tempo oportuno.CALENDÁRIO DO CIRCUITO NACIONAL 2011
A CBRASB elaborou o calendário 2011 do circuito nacional, estão programadas 4 etapas para esta temporada, com premiação recorde estimada em 350 mil reais. A confederação ainda não descarta a inclusão de mais duas etapas no circuito deste ano, uma no Ceará e outra no Espírito Santo, que ainda aguardam confirmação.
Seque o cronograma:
1ª Etapa do Circuito Brasileiro, dias 22 a 24 de abril, em Cabo de Santo Agostinho, PE
2ª Etapa do Circuito Brasileiro, dias 23 a 25 de julho, no Guarujá, SP
3ª Etapa do Circuito Brasileiro, dias 12 a 14 de agosto, em Rio das Ostras, RJ
4ª Etapa do Circuito Brasileiro, dias 07 a 09 de outubro, em Salvador, BA
+ duas etapas que estão aguardando confirmação: possivelmente uma no Espírito Santo e outra na Ceará.
* Calendário sujeito a alterações que serão informadas quando realizadas.