BEM VINDOS

Bem vindos a Bodyboarding 082! O portal de informações do Bodyboarding em Alagoas. Surgido do ideal de dois Bodyboarders da localidade que, na ausência de mídia específica para modalidade em Alagoas, criaram este blog para promoção e divulgação do esporte. Bodyboarding082 tem o propósito de mostrar o desenvolvimento do Bodyboarding alagoano, os atletas destaque, suas lutas e glórias, no intuito de trazer-lhes reconhecimento e investimento. Participe através do e-mail: bodyboarding082@hotmail.com, enviando sugestões, críticas, perfil, fotos, vídeos, conteúdos gerados por você tratando de temas pertinentes ao Bodyboarding, direta ou indiretamente. Vale destacar que todo material recebido passará por moderação para prevenir materiais abusivos, denegrintes ou irrelevantes. Queremos divulgar todos os campeonatos de Bodyboarding sejam locais ou não, para que nenhum evento de Bodyboarding, independente de seu porte, passe despercebido, pois entendemos que a não divulgação de um evento representa perdas significativas para os atletas e também para os patrocinadores envolvidos. Fique a vontade em navegar por nossas postagens. Aloha.






BUSCA RÁPIDA

quarta-feira, 30 de março de 2011

POR QUE PATROCINAR UM ATLETA VALE A PENA?

por: redação bbing082

Para entender por que patrocinar um atleta é importante e vale a pena, dispensa falar-se do poder transformador de indivíduos que tem o esporte, pois é fato que o esporte é capaz de transformar vidas, moldando não somente atletas, mas cidadãos conscientes e de bom caráter.

Outro aspecto importante é a função social, palavrinha que vem norteando todas as políticas públicas e atividades humanas em sociedade – tem a função social da propriedade, a função social do contrato e etc. -, está terminologia possui tanto poder no Estado Democrático de Direito que pode limitar direitos individuais sempre e quando demandarem as pretensões da coletividade.

O patrocínio possui papel fundamental na carreira do atleta, tendo em vista que o esporte não é barato. Os equipamentos, e tudo que o atleta precisa, dificilmente se adquire por menos de mil reais e periodicamente deve ser substituído; logo, há de se convir que não está ao alcance de todos, e aí entram ainda os recursos para disputar os campeonatos ou mesmo fazer viagens para adquirir “know how”.

A contrapartida do patrocínio é a divulgação que o atleta executa, que é bem considerável tendo em vista a vasta quantidade de atletas da modalidade (mais os familiares destes), sem contar às pessoas que sequer tem ligação com o esporte, mas que veem os atletas passando diariamente nas ruas, andando, de ônibus, carro, sempre utilizando camisas, bonés, adesivos e etc., divulgando a marca. Vale ressaltar, que a medida da divulgação será proporcional ao investimento, ou seja, maiores investimentos possibilitam o atleta disputar campeonatos de grande porte e por consequência a divulgação também será maior em razão da repercussão do evento e da mídia que atua especialmente nestes eventos (Ex: Circuito Brasileiro, Circuito Mundial, etc.). Nos campeonatos menores (Ex: Circuitos Estaduais e Regionais), o investimento no atleta é menor, a divulgação é executada da mesma forma, mas a repercussão é relativamente menor em comparação aos grandes eventos.

Existe ainda as redes sociais (febre do momento) onde pode-se colocar banners, fotos, frases, anúncios, promoções e etc., além das mídias especializadas, a exemplo os sites que veiculam matérias, transmitem ao vivo os campeonatos, publicam fotos, vídeos, entre outras coisas; para usuários de qualquer parte do mundo, informações estas que ficam ao livre acesso de todos por tempo indeterminado.

Se fizermos um paralelo entre o investimento-retorno (custo-benefício) que se tem com um atleta e a exposição de um outdoor, a aparição de alguns segundos no canal principal ou um banner em um site, por exemplo; perceberemos que o investimento é considerávelmente inferior e que se pode atingir um público igual ou maior.

Outro benefício para quem patrocina é a possibilidade de declarar o referido patrocínio no imposto de renda, apontando o atleta como seu dependente e discriminando as despesas tidas com o atleta (notas fiscais e recibos), e assim, obter abatimento, equivalente ao que foi gasto, na hora de pagar seu imposto de renda, recebendo de volta tudo o que foi investido no atleta e mais um pouco, a publicidade (retorno que não é dinheiro físico, mas possui natureza pecuniária).

Finalmente, podemos elencar os benefícios de patrocinar um atleta:

1)Grande divulgação a custo consideravelmente inferior;

2)Abatimento no imposto de renda;

3)Estimulo a inclusão social e a cidadania através do esporte;

4)Viabilizar a estrutura necessária ao atleta para o exercício de sua atividade com profissionalismo;

5)Incentivar a prática esportiva.

Para encerrar, fica a dica especialmente direcionada a você micro, pequeno ou grande empresário, patrocinar vale sim a pena, o muito ou o pouco que você puder contribuir será de grande valia. O investimento é pequeno em relação aos efeitos decorrentes desta atitude, portanto invista em algum talento da sua região, estabeleça com ele os objetivos esperados e com certeza ambos vão obter bons frutos dessa parceria. O esporte agradece, os atletas e a sociedade civil também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário