BEM VINDOS

Bem vindos a Bodyboarding 082! O portal de informações do Bodyboarding em Alagoas. Surgido do ideal de dois Bodyboarders da localidade que, na ausência de mídia específica para modalidade em Alagoas, criaram este blog para promoção e divulgação do esporte. Bodyboarding082 tem o propósito de mostrar o desenvolvimento do Bodyboarding alagoano, os atletas destaque, suas lutas e glórias, no intuito de trazer-lhes reconhecimento e investimento. Participe através do e-mail: bodyboarding082@hotmail.com, enviando sugestões, críticas, perfil, fotos, vídeos, conteúdos gerados por você tratando de temas pertinentes ao Bodyboarding, direta ou indiretamente. Vale destacar que todo material recebido passará por moderação para prevenir materiais abusivos, denegrintes ou irrelevantes. Queremos divulgar todos os campeonatos de Bodyboarding sejam locais ou não, para que nenhum evento de Bodyboarding, independente de seu porte, passe despercebido, pois entendemos que a não divulgação de um evento representa perdas significativas para os atletas e também para os patrocinadores envolvidos. Fique a vontade em navegar por nossas postagens. Aloha.






BUSCA RÁPIDA

domingo, 19 de setembro de 2010

USEM PROTETOR SOLAR

por: bbing082

Atenção você que gosta de praia ou pratica esportes ou atividades ao ar livre, este informativo pode parecer “coisa de mãe”, mas lhe garanto que será benéfico gastar 5 minutos do seu dia para ler isto, reforçando a importância de usar o protetor solar.

No Brasil, segundo pesquisa publicada pela revista Veja, não é comum as pessoas fazerem o uso de protetor solar e quando o fazem não aplicam a dosagem recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A ação dos raios (solares ou de lâmpadas) afetam as fibras de colágeno e elastina e cria flacidez e manchas. Com a mutação de genes, pode causar até câncer de pele”, afirma Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica, cosmetóloga e diretora científica de um importante fábrica de cosméticos. Ela esclarece que, mesmo dentro do carro ou do escritório, os raios solares atravessam os vidros. “Dentro dos ambientes, as lâmpadas também emitem raios prejudiciais à pele”, explica.



Especialistas da área afirmam que já foi comprovado, cientificamente, que o uso de bons protetores é essencial para a prevenção de câncer de pele. Afirmam, também, que a eficácia do protetor está diretamente relacionada a dosagem correta que deve ser aplicada sobre a pele, levando-se em consideração a cor e o tipo de pele.

Segundo o dermatologista Thomas Fitzpatrick, classificam-se em 6 os tipos de pele:

Tipos 1 e 2: peles muito brancas e peles brancas

Para esses tipos de pele, que jamais se bronzeiam e queimam-se com extrema facilidade, recomenda-se o fator de proteção 60, pois estes protetores são capazes de bloquear 98,5% dos raios ultravioleta.

Tipos 3 e 4: peles ligeiramente morenas e peles morenas

Esses tipos de pele já contam com uma pequena proteção natural. Queimam-se facilmente, mas podem ficar bronzeadas e, por isso, podem ser protegidas com o fator de proteção 30, que filtra 96% dos raios ultravioletas.

Tipo 5 e 6: peles muito morenas e peles negras

Para essas peles, que ficam bronzeadas com facilidade e raramente se queimam, o fator de proteção 15, que filtra 87% dos raios ultravioletas, é o mais indicado.
Quanto à escolha entre Protetor ou Bloqueador, é recomendado, para as peles mais sensíveis, incluindo ai as crianças, o uso do bloqueador, haja vista a neutralização dos raios ultravioletas e a não exposição aos raios infravermelhos e outros que provocam queimaduras na pele. No caso das peles mais escuras, estas não precisam de bloqueador para “blindagem” dos outros raios e, nesse caso, os protetores são suficientes.

Para escolher entre as formas de protetor em Gel ou Creme, deve-se levar em conta que o Gel é recomendado para peles oleosas, visto que os Cremes, por conterem hidratantes, provocam mais oleosidade, sendo mais indicado para peles mistas e secas. Outra dica dos especialistas é optar por produtos “não-comedogênicos”, isto é, aqueles que substituem óleo por água.

Como usar adequadamente o protetor ou bloqueador solar?
De acordo com os especialistas é preciso:
1) Espalhar no corpo e no rosto, sem esquecer orelhas, pés, mãos e pescoço;
2) Usar sempre a palma das mãos para aplicar o creme ou gel;
3) Retocar a camada de protetor sobre o corpo após o contato com água.

Vale destacar que, no caso dos que praticam esportes aquáticos em freqüente exposição ao sol, como os surfistas, por exemplo, devem usar protetores mais resistentes a água, e retocar a cada 2 horas.

Outras dicas para proteção da sua saúde são:
1) Passar o protetor pelo menos 20 minutos antes de ter contato com a água, para que haja melhor absorção da pele e consequentemente maior efetividade;
2) Usar um boné, que já funciona como fator 7 para o rosto e 5 para o pescoço;
3) Usar óculos de sol (escuros);
4) Evitar exposição ao sol, sem proteção, entre 10 horas da manhã e 3 da tarde.

Desta forma, a sua pele a a saúde agradecem, e será possível prevenir diversas moléstias causadas pela exposição excessiva ao sol, tais como: o câncer de pele, o envelhecimento precoce e problemas de natureza ocular. Esperamos ter contribuído com esta postagem, sem mais, espero que todos se cuidem, que curtam só o melhor do sol e aproveitem as ondas, a praia e o sol com consciência e sem conseqüências desagradáveis.

LEMBREM-SE QUE PREVENIR É MUITO MELHOR DO QUE REMEDIAR.

Um comentário:

  1. e aee carioca massa esse post....galera tem que se cuidar e se ligar no câncer de pele tb... abraços

    ResponderExcluir