BEM VINDOS

Bem vindos a Bodyboarding 082! O portal de informações do Bodyboarding em Alagoas. Surgido do ideal de dois Bodyboarders da localidade que, na ausência de mídia específica para modalidade em Alagoas, criaram este blog para promoção e divulgação do esporte. Bodyboarding082 tem o propósito de mostrar o desenvolvimento do Bodyboarding alagoano, os atletas destaque, suas lutas e glórias, no intuito de trazer-lhes reconhecimento e investimento. Participe através do e-mail: bodyboarding082@hotmail.com, enviando sugestões, críticas, perfil, fotos, vídeos, conteúdos gerados por você tratando de temas pertinentes ao Bodyboarding, direta ou indiretamente. Vale destacar que todo material recebido passará por moderação para prevenir materiais abusivos, denegrintes ou irrelevantes. Queremos divulgar todos os campeonatos de Bodyboarding sejam locais ou não, para que nenhum evento de Bodyboarding, independente de seu porte, passe despercebido, pois entendemos que a não divulgação de um evento representa perdas significativas para os atletas e também para os patrocinadores envolvidos. Fique a vontade em navegar por nossas postagens. Aloha.






BUSCA RÁPIDA

terça-feira, 13 de setembro de 2011

PAIPO-BOARD A RAÍZ DO BODYBOARD MODERNO

por: redação bbing082




Esta é o "prancha" que deu origem ao atual Bodyboarding que conhecemos e tanto nos impressiona atualmente pelo nível que há atingido. Naquele tempo era conhecido no Hawaii como Paipo-board, visualmente é um bodyboard mais rústico fabricado de madeira.

Existem alguns relatos de tribos antigas na polinésia que já surfavam as ondas deitados, no entanto até onde se tem registros concretos o Paipo é o “Bodyboard” mais antigo, e não seria nada de outro mundo pensar que alguma tribo antiga possa ter imaginado e criado isso, pois é uma forma muito óbvia de surfar,  que seria uma evolução natural do surfe de peito, o Bodysurf. O Paipo era comumente utilizado pelos nativos havaianos que se distanciavam dos reis, porque somente os reis podiam surfar em pé, como uma divisão dos nativos havaianos em castas.

O Bodyboard moderno surge com o invento do engenheiro químico e surfista americano Tom Morey em 1974, que pensou em criar uma prancha mais acessível a todos, em compasso com o espirito paipo, confeccionando a primeira prancha de polietileno, batizando-a de Bodyboard e dando uma nova cara ao esporte. Em 1975 uma grande empresa americana comprou os direitos de fabricação e passou a produzir Bodyboards em grande magnitude. Assim, a modalidade ganhou rapidamente milhares de adeptos pelo planeta, o que contribuiu muito para o estabelecimento das primeiras marcas exclusivamente Bodyboard.

Hoje a indústria Bodyboard movimenta milhões e o nível de performance que os atletas chegaram a fazer em um Bodyboard supera os patamares mais altos que Tom Morey pode ter sonhado. As possibilidades de uma prancha de Bodyboard chegam a ser absurdas, podendo se dizer, sem medo de errar, que é o esporte número 1 no que se refere a desempenho nas ondas mais perigosas e desafiadoras do planeta, como por exemplo:  Cyclops, The Box, El Fronton, entre vários outros. Não é ofensa alguma dizer que nos picos mais sinistros os limites foram e são ditados pelo que os Bodyboarders conseguem fazer.

A criação do Bodyboard incrementou o mundo surfe, com uma nova modalidade repleta de possibilidades, despontando como o esporte aquático mais agressivo e técnico da atualidade, exigindo preparo físico e muito treinamento para quem quer levar o esporte a sério, isto é, tornar-se competidor. A variedade de manobras que se pode fazer num Bodyboard é vasta, mesmo que hajam aquelas tidas como tradicionais, como o El Rollo, 360º, 360º Invertido, Aéreo, ARS, Back Flip, 360º Normal Aéreo, 360º Invertido Aéreo, acabam surgindo novas manobras (como o Rollo Invertido por exemplo) onde se aumenta o grau de dificuldade da manobra e a plasticidade da mesma, podendo sermos comparados a ginastas dos mares pelas "acrobacias".

Veja a seguir o video da Paipo Session de Pierre Louis Costes voltando as raízes do Bodyboarding no Hawaii, que se encontra no Youtube. PLC, que surfou com apenas uma "tábua de madeira" (Paipo-Board) quase como se estivesse surfando com um Bodyboard moderno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário